Tirem as dúvidas abaixo com a fisioterapeuta Renata M. C. Massaia e não deixem de comentar!
Elas aparecem em razão de distensões muito acentuadas da pele, ou seja, mudanças como o aumento de peso, excesso de exercícios físicos, aumento da massa muscular, crescimento rápido, efeito sanfona, gravidez, medicamentos, alterações hormonais e até ressecamento da pele.
Como identificar?
As estrias primeiro aparecem avermelhadas ou arroxeadas devido ao sangue que “vaza” quando as fibras se rompem. Com o passar do tempo, as linhas vão perdendo gradualmente essa tonalidade até se tornarem esbranquiçadas, que é como a gente está mais acostumada a reconhecê-las.
Como atenuar as estrias?
Hoje em dia existem muitos tratamentos, e dá para melhorar bastante a aparência das estrias, principalmente se o tratamento começar logo que elas aparecerem. Mas é importante lembrar que cada caso é um caso e deve ser avaliado antes para saber qual o tratamento ideal para a paciente.
O tratamento com ácidos, o chamado peeling, é um dos mais comuns para a eliminação das estrias, pois estimulam a formação de colágeno. Não se assuste: pode haver descamação e vermelhidão durante o tratamento. A formação de colágeno também pode ser estimulada no local exato da estria com radiofrequência, melhorando ainda mais o resultado.
O número de sessões indicadas varia para cada paciente, assim como a frequência, que poderá ser de uma ou duas vezes por semana. Olha só alguns exemplos de antes e depois:
Aqui foram feitas 20 sessões de peeling de diamantes + ácidos + radiofrequência
Aqui foram necessárias 10 sessões do tratamento
Só o médico poderá dizer qual o melhor tratamento para você, mas saber que há um tempo atrás as pessoas achavam quase impossível melhorar as estrias e hoje conseguimos resultados muito bons é animador, não é?
Beijinhos, Thaiana Lima!